• O3S

Market Share IaaS Nuvens Públicas

AWS, Azure, Alibaba, Google e Huawei lideram o mercado de IaaS em Nuvem Pública


De acordo com novos dados divulgados pelo Gartner, o mercado de serviços de nuvem pública IaaS cresceu mais de 40% em 2020 e atingiu $ 64,3 bilhões de dólares. A Amazon ultrapassou de longe o resto do mercado com $ 26,2 bilhões de receita em 2020 e segue liderando o mercado com uma participação de 41%. A AWS teve um crescimento de quase 29%, menos do que outras empresas, mas refletiu seu domínio atual do mercado de serviços de nuvem pública IaaS.


A Microsoft ficou em segundo lugar, com $ 12,7 bilhões de dólares em receita em 2020 e quase 60% de crescimento.


O resto da lista inclui Alibaba, Google e Huawei. O Alibaba era o provedor de IaaS mais dominante na China e teve um crescimento de quase 53% em 2020, alcançando mas de $ 6 bilhões de dólares.


A Huawei conseguiu abrir caminho entre os cinco primeiros graças a mais um ano em que viu um crescimento de 200% no mercado IaaS. A empresa obteve $ 2,7 bilhões de dólares em receita com o mercado em 2020. Depois de 2019, a Huawei fez uma mudança difícil, deixando de vender equipamentos para investir pesadamente em seus negócios de serviços em nuvem, que estão começando a dar resultados.


O Google viu um aumento de 66% na receita de IaaS para quase $ 4 bilhões de dólares em 2020, graças aos setores de varejo, governo e saúde. De acordo com o Gartner, o gigante da tecnologia também se beneficiou de um foco maior no "suporte ao desenvolvimento e implantação de aplicativos em nuvem em um modelo híbrido e multicloud",


O Gartner observou que 80% do mercado é atualmente controlado pelos cinco principais provedores de IaaS, mas acrescentou que quase 90% de todos os provedores de IaaS tiveram crescimento em 2020. Sid Nag, vice-presidente de pesquisa do Gartner, disse que os provedores de hyperscale continuam a criar nuvem distribuída e soluções Edge que estendem o alcance da nuvem pública a locais privados e on premise, atendendo às necessidades das organizações relacionadas à soberania de dados, portabilidade de carga de trabalho e latência de rede.


"Este fato, juntamente com a dependência da nuvem pública por parte da maioria das organizações durante a pandemia, levou a outro ano de crescimento de mercado de dois dígitos em 2020." disse Nag.


"A era dos CIOs investindo discretamente em IaaS em nuvem e plataforma como serviço (PaaS) acabou. Embora o mercado de nuvem continue a crescer, a oportunidade real para os provedores vem do crescimento em mercados de tecnologia adjacentes à nuvem, como edge, 5G e IA, à medida que os CIOs procuram investir em tecnologias que atendam a seus casos de uso complexos e emergentes. "


Fonte: https://www.zdnet.com/google-amp/article/the-top-cloud-providers-of-2021-aws-microsoft-azure-google-cloud-hybrid-saas/

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo