top of page

Rancher vs Openshift

Derya (Dorian) Sezen, da Kloia (https://www.kloia.com/), uma organização de consultoria que presta serviços para a migração de workloads legados para tecnologias de ponta em Cloud, DevOps e Microservices, escreveu recentemente um post resumindo sua experiência com Rancher e Red Hat OpenShift. Em seu blog, Dorian comparou e classificou as duas ferramentas de gerenciamento Kubernetes em 13 categorias, incluindo facilidade de instalação, padrões CNCF/indústria, código-fonte aberto, licenciamento, multi-cluster, atualizações, versão Kubernetes, vendor-lock, suporte a contêiner Windows, suporte, vendas, ecossistema de parceiros e opções de pacotes.

A comparação de Dorian é baseada no feedback dos clientes de Rancher e OpenShift, evidências técnicas e sua experiência com ambas as plataformas. A pontuação final foi de Rancher 33 pontos, OpenShift 25 pontos.


Confira os principais pontos de Dorian e nossos principais argumentos:


1. Facilidade de instalação:


Rancher: A instalação leva entre 20 minutos a 2 horas.

OpenShift: É relatado que a instalação leva de 3 dias a semanas, geralmente mais de uma semana.

Principais argumentos: A instalação rápida e simples é fundamental para a ampla adoção do software de código aberto em toda a organização. Não é surpresa que o Rancher já seja a plataforma de gerenciamento Kubernetes mais amplamente adotada no setor, com mais de 100 milhões de downloads e mais de 30 mil usuários ativos.


2. Atualizações:


Rancher: As atualizações de versão são incrementais e consistentes.

OpenShift: Falhas de atualizaçõe, rollbacks de versão e interrupções após atualizações foram relatadas.

"O OpenShift tem tempos de instalação e atualização relativamente mais longos", diz Sezen. “Isso não é adequado para soluções de CI/CD que implantam clusters inteiros durante os pipelines de implantação da plataforma. As atualizações de versão no OpenShift são relatadas como arriscadas e dolorosas. Algumas atualizações importantes foram relatadas por levar a noite toda até a manhã. E foi relatado que uma atualização de versão específica criou uma interrupção no sistema geral. “

Principais argumentos: As atualizações devem ser incrementais e sem riscos. Com o lançamento do Rancher 2.3, desvinculamos o processo de atualização do Rancher do processo de atualização do cluster Kubernetes; agora, você pode atualizar o repositório de metadados das versões disponíveis do Kubernetes sem atualizar o Rancher.


3. CNCF / Padrões da indústria / Código aberto:


Rancher: Segue e amplia os padrões da indústria.

OpenShift: Embora a Red Hat contribua para os projetos upstream do Kubernetes, é relatado que o OpenShift favorece suas próprias ferramentas e práticas não-CNCF durante a integração do OpenShift.

Principais argumentos: Favorecer suas próprias ferramentas e práticas que não sejam da CNCF equivale ao lock-in do fornecedor. Como afirma Dorian, "uma vez instalado, a mudança para o vanilla Kubernetes não é possível". O Rancher é 100% de código aberto no Kubernetes de upstream nativo, sem lock-in do fornecedor. Se você decidir não usar o Rancher, sua transição será fácil. Esse não é o caso da Red Hat.


4. Apoio, Suporte:


Rancher: Suporta não apenas a plataforma, mas também as ferramentas do ecossistema Kubernetes.

OpenShift: Suporte da plataforma é fornecido.

Principais argumentos: O foco da Rancher está na melhor experiência do cliente. Uma assinatura do Rancher inclui não apenas suporte mundial 24/7, mas também serviços profissionais e de integração para garantir que os clientes tirem o máximo proveito de seus investimentos não apenas no Rancher, mas no Kubernetes em geral.


5. Ecossistema de parceiros:


Rancher: Canal de Parceiros Limitado.

OpenShift: Os parceiros IBM do mundo todo também são parceiros OCP.

Principais argumentos: o tamanho importa, mas o foco também. Todo parceiro IBM pode ser um parceiro OCP, mas isso não significa que eles sejam especialistas qualificados no Kubernetes. O crescente ecossistema de parceiros premium da Rancher consiste em parceiros que investem tempo e recursos na qualificação de sua equipe nas tecnologias Kubernetes e Rancher.


A O3S é parceira especializada em Rancher. Entre em contato: rancher@o3s.com.br



2.061 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page