top of page

Rancher anuncia Longhorn 1.0

O Longhorn simplifica o armazenamento em bloco e de forma distribuída em Kubernetes.


Hoje a Rancher Labs, parceira Platinum da O3S, anunciou a versão 1.0 do Longhorn, uma solução de armazenamento em contêiner nativa da nuvem e com suporte  empresarial. O Longhorn responde diretamente à necessidade de armazenamento persistente, neutro em relação a fornecedores e que ofereça suporte fácil ao desenvolvimento de aplicações stateful.


A Rancher vem trabalhando no Longhorn há muitos anos, quase desde que iniciou como empresa. Em 2017 lançaram o  projeto e, em 2019, contribuíram para a CNCF (Cloud Native Computing Foundation) como um projeto de sandbox. Portanto, é um projeto de código aberto da CNCF, que agora está disponível de forma geral, com suporte empresarial da Rancher e seus parceiros.

A necessidade de armazenamento persistente para contêineres:


À medida que as empresas implantam mais aplicações em produção em contêineres, a necessidade de armazenamento persistente cresce rapidamente. Com os workloads Kubernetes se tornando stateful, elas precisam de uma solução de armazenamento persistente com suporte empresarial. A Rancher Labs trabalha em estreita colaboração com os principais fornecedores de armazenamento, cujas soluções funcionam bem com o Kubernetes. No entanto, ainda há demanda por uma solução de armazenamento de código aberto, de baixo custo e fácil de implantar, que funcione com o Rancher nativamente. E esse é o papel que a Rancher imagina para o Longhorn. Para organizações que usam o Kubernetes, e precisam de storage persistente, é uma solução fácil de implantar e usar.

Dashboard na interface do Longhorn 1.0

Com o Longhorn a Rancher analisou sob uma nova ótica o que é necessário para workloads stateful em Kubernetes, descobrindo que tudo se resume ao suporte rápido e confiável ao armazenamento em bloco. Desde seu lançamento beta em 2019, milhares de usuários testaram o Longhorn. Com a versão 1.0 (GA) disponível está incluso um rico conjunto de recursos de armazenamento corporativo, incluindo:

  • Thin-provisioning, snapshots, backup e restore;

  • Expansão de volumes sem interrupções;

  • Volume de recuperação de desastre entre clusters com RTO e RPO definidos;

  • Atualização em tempo real do software Longhorn sem afetar os volumes em execução;

  • Integração completa com a CLI Kubernetes e interface do usuário (UI).

Com o Longhorn, você pode criar armazenamento em bloco distribuído e espelhado em discos locais. O Longhorn também serve como uma ponte para integrar o armazenamento em nível empresarial ao Kubernetes, permitindo que os usuários implantem o Longhorn em matrizes de armazenamento NFS, iSCSI e Fibre Channel existentes, em sistemas híbridos multinuvem como a Zadara e em sistemas de armazenamento em nuvem como o AWS EBS, além de adicionar recursos úteis, como o reconhecimento instantâneo de aplicações, backups e replicação remota.


A conexão Longhorn e Rancher:


Quando combinado com o Rancher, a plataforma de gerenciamento Kubernetes mais usada no mercado, o Longhorn facilita a implantação do armazenamento em bloco persistente e em alta disponibilidade em seu ambiente Kubernetes, de forma rápida e confiável.


O Longhorn continua sendo um projeto CNCF de código aberto, e é gratuito para download e uso. Se você já é um usuário do Rancher, pode instalar facilmente o Longhorn através do catálogo de aplicativos.

Inicie o Longhorn a partir do catálogo do Rancher

Os clientes que procuram por suporte adicional podem adquirir suporte premium como um complemento para sua subscrição corporativa do Rancher. Como não há taxas de licenciamento de software, os preços baseados em nós mantêm os custos no mínimo.


Entre em contato e saiba mais: rancher@o3s.com.br e contato@rancherlabs.com.br


247 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page