• O3S

Novidades da versão 5.3.1 da Morpheus



Recentemente a Morpheus lançou a versão 5.3.1 de sua plataforma de gerenciamento em nuvem líder de mercado com uma série de novos recursos e aprimoramentos.


Os principais recursos e aprimoramentos da versão incluem:

  • Atualizações de gerenciamento do ciclo de vida do Kubernetes

  • Tipos de instância do Terraform

  • Gerenciamento de estado do AWS CloudFormation

  • Aprimoramentos do Google Cloud Platform (GCP)

  • Disponibilidade geral do Morpheus VDI


A lista completa de recursos e melhorias incluídas na versão 5.3.1 do Morpheus pode ser encontrada nas notas de lançamento. Também é possível verificar uma análise independente 451 Research.


Gerenciamento do ciclo de vida do Kubernetes com Morpheus


Simplificar como as equipes de operações criam, gerenciam e consomem Kubernetes em ambientes de nuvem híbrida e plataformas diversas. Um recurso chave da plataforma Morpheus é o gerenciamento de clusters Kubernetes, e o Morpheus 5.3.1 melhora muito a capacidade de gerenciamento dos clusters Kubernetes.


Suporte para Kubernetes 1.20


O suporte para Kubernetes 1.20 foi incluído nesta versão para o Azure Kubernetes Service (AKS), bem como a distribuição integrada Morpheus Kubernetes Engine (MKE) que pode ser implantada em nuvens públicas e privadas com suporte do Morpheus.



Descoberta e gerenciamento aprimorado de recursos


Os administradores do Kubernetes agora podem criar, visualizar e gerenciar praticamente todos os seus recursos do Kubernetes (contas de serviço, funções, mapas de configuração, secrets, declarações de volume persistentes etc.) de dentro da UI do Morpheus. Isso inclui o gerenciamento de clusters MKE, bem como distribuições de terceiros, como AKS, Rancher, OpenShift, etc.



Aprimorando o gerenciamento do Infra as Code


Eliminando ilhas de automação e tornando a infraestrutura como código (IaC) local tão fácil quanto a nuvem pública. Simplificar o gerenciamento e a governança de IaC com ferramentas como HashiCorp Terraform, AWS CloudFormation e ARM Templates é um recurso central da plataforma Morpheus. Esta versão adiciona novos recursos às integrações Terraform e CloudFormation que melhoram o gerenciamento de recursos com essas ferramentas na plataforma.


Tipos de Instância do Terraform


Os tipos de instância do Terraform são um novo recurso que permite que recursos IaaS provisionados do Terraform sejam gerenciados como instâncias nativas do Morpheus. Isso permite que os fluxos de trabalho de provisionamento com base em fases sejam vinculados às instâncias provisionadas. A capacidade de vincular um fluxo de trabalho de provisionamento a uma instância do Terraform simplifica o processo de automatizar as tarefas de pós-provisionamento, aproveitando a funcionalidade de orquestração do Morpheus. Por exemplo, se você deseja vincular scripts de gerenciamento de configuração de Ansible, Chef, SaltStack ou Puppet às fases do ciclo de vida de suas instâncias provisionadas por terraform, agora basta um clique ou uma chamada de API. Você pode aprender mais em nosso guia online para tipos de instância do Terraform.



Melhorias no CloudFormation


O Morpheus 5.3.1 aprimora ainda mais a integração do AWS CloudFormation na plataforma, adicionando os seguintes recursos:

  • Suporte para editar e atualizar o modelo CloudFormation associado a uma instância na UI do Morpheus.

  • Visibilidade adicional dos detalhes da pilha do CloudFormation, como eventos, parâmetros, saídas e muito mais de dentro da UI do Morpheus.

  • A detecção de desvio de estado foi adicionada para ver quando o estado desejado e o estado real dos recursos divergiram.


Simplificando e estendendo o suporte do Google Cloud


Uma série de melhorias foram feitas para a integração da nuvem do GCP nesta versão para fornecer paridade de recursos na plataforma Morpheus com AWS e Azure. Maiores detalhes podem ser encontrados no site de documentação Morpheus neste guia do GCP.


Todo o escopo de projetos e regiões


A integração do GCP agora oferece suporte à especificação de todos os projetos e regiões do GCP ao criar uma nuvem. Isso simplifica a configuração do GCP eliminando a necessidade de criar uma integração em nuvem para cada projeto e região.



Melhorias de rede


Além dos aprimoramentos de escopo, esta versão da plataforma Morpheus permite o gerenciamento nativo das seguintes construções de rede do GCP:

  • Redes

  • Sub-redes

  • Regras de firewall de rede

  • Gateways NAT

  • Roteadores

Sincronização granular de preços


Os preços agora são sincronizados em um nível mais granular que inclui núcleos de processador, memória e armazenamento.


Virtual Desktop Infrastructure (VDI)


O Morpheus VDI foi lançado em uma versão beta no início deste ano, com críticas positivas dos primeiros clientes. Esta interface baseada em persona em instâncias de desktop agora foi oficialmente lançada para disponibilidade geral nesta versão da plataforma Morpheus. O Morpheus VDI permite que você acesse desktops Windows e Linux On Premise ou na nuvem pública por meio de um navegador da web. É mais flexível e acessível do que opções específicas de plataforma de VMware, Xen ou provedores de nuvem pública. Detalhes completos disponíveis neste guia simples de introdução ao Morpheus VDI.



Recursos VDI do Morpheus


O Morpheus VDI inclui vários recursos que facilitam a implantação e o acesso a desktops em qualquer lugar do mundo.

  • Suporte a desktop Windows e Linux

  • Acesse desktops completos ou aplicativos individuais

  • Suporte de nuvem pública para nuvens que a plataforma Morpheus oferece, como AWS, Azure, GCP, etc.

  • Suporte de nuvem privada para nuvens que a plataforma Morpheus suporta, como vSphere, Nutanix, OpenStack, etc.

  • Integração SSO para maior segurança fornecida pelo seu IdP (Okta, OneLogin, etc.)

  • Copiar / colar da área de transferência

  • Suporte HiDPI

  • Verificação de compressão automática com base na largura de banda do usuário

  • Suporte para reprodução de áudio (RDP)

  • Suporte para impressora local (RDP)

  • Auto-redimensionar


Novos recursos de VDI adicionados ao Morpheus 5.3.1


Esta versão inclui os seguintes novos recursos de VDI:

  • Gateways VDI: os gateways VDI permitem que a solução Morpheus VDI seja altamente escalonável, delegando a intermediação de conexão entre o dispositivo de acesso do endpoint e o desktop virtual para um gateway VDI dedicado. Os gateways podem ser implantados usando uma instalação padrão ou como um contêiner Docker.

  • Hosts de salto VDI: além dos gateways VDI, esta versão apresenta hosts de salto VDI que são usados em situações em que um host intermediário é necessário entre a plataforma Morpheus e a área de trabalho que está sendo acessada.

  • Suporte API / CLI: para gerenciamento de pools de VDI: foi adicionado suporte para automatizar o gerenciamento de pools de VDI usando o Morpheus CLI ou API REST.

Quer conhecer mais? Entre em contato, peça uma demonstração:

info@morpheusdata.com.br



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo